top of page
  • Braga & Garbelotti

Cartão de Natal 2021

Atualizado: 20 de dez. de 2021

O QUE ACABOU COM A MODA DAS PERUCAS?

IMPOSTO, É CLARO!

O imposto, justamente por ser imposto e não voluntário, vem sendo rechaçado pela população desde tempos imemoriais. Por outro lado, sempre foram surgindo as mais diversas e curiosas maneiras de fugir dele.


Vejam só!


Na Inglaterra do passado era moda entre homens e mulheres da nobreza desfilarem em palácios e serem vistos em suas ricas carruagens usando longas e vistosas perucas brancas. Os caros clientes e amigos certamente já estiveram diante de pinturas retratando esse hábito, inclusive em julgamentos em que circunspectos juízes vestem suas perucas.


E eram brancas porque os vassalos cuidavam da aparência das perucas de seus nobres patrões utilizando uma espécie de farinha perfumada. Até aqui, nada além de um produto de higiene e beleza.


Só que o 1º Ministro Britânico William Pitt, lá em 1795, não via a farinha perfumada como um simples produto, mas como algo a tributar. E não hesitou nem um instante, criando um pesado imposto sobre a tal farinha.


A reação também não demorou. Para fugir da tributação, os nobres simplesmente deixaram de usar perucas.


Ao longo dos tempos os impostos já recaíram sobre portas e janelas, sobre a barba, sobre a simples existência das pessoas, sobre a renda, e por aí vai. Só a vontade dos governantes de arrecadar cada vez mais não mudou.


A Bra&Ga, com mais este cartão de natal, demonstra total dedicação à sua principal área de atuação, a tributária.


O texto deste cartão de natal está baseado em matérias da internet, http://www.pilloledistoria.it/13131/storia-moderna/tassa-sulle-parrucche-fine-epoca-e-moda?lang=pt com algumas fantasias incluídas pela Bra&Ga.


A ilustração foi especialmente elaborada para a Bra&Ga por Attilio, ilustrador e desenhista, que publicou seus trabalhos durante 26 anos na seção de crônicas da revista Veja São Paulo.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page